sexta-feira, abril 03, 2009

Chuva!

Chove há três dias!
De vez em quando é certo. O suficiente para mudar tudo o que nos rodeia.
A chuva transporta consigo massas de terra, lixo escondido, casas, caminhos, tudo o que á sua frente encontra.
A lama toma o lugar do habitual pó e terra. As ruas ficam alagadas até não ter fim.
As pessoas passam ainda em maior quantidade pois os carros não circulam por muitos locais….

Escrevo no trânsito! Enquanto aos soluços vou avançando no sentido da cidade. Ás vezes não há quase paciência, ás vezes a paciência cabe em nós!
De repente o super-homem é mulato!... um bebé sai de dentro de um “cubíco” (pequena casa de 4 paredes) a chorar atrás da mãe que monta a sua banca de venda de gasosas e Motorola (sandes feita com pão e asa ou coxa de frango onde o osso fica de fora, como se fosse a antena de um telemóvel), o pequenino trás uma camisola do super homem, mal sabe ele que todos os super poderes lhe dariam jeito na sua sobrevivência diária.

Agora … são já cinco filas de carros no sentido da cidade e mais três no sentido contrário num local onde supostamente teria uma faixa para cada lado. Envolta de tantos “hyaces” azuis, nervosos de chegar rápido ao destino, hoje decidi não resistir e não fazer frente ás emboscadas e esquivas constantes do seu estilo de conduzir. Deixo-me estar aqui a observar e a fluir normalmente nesse escoamento urbano! Escoamento?? Parada há 20minutos no mesmo sítio! Qualquer caracol é campeão olímpico de corrida de fundo, nestas paragens!

Agora… são pessoas misturadas com carros, carros misturados com pessoas. Cansados de esperar dentro dos “hyaces” (táxis) e porque o tempo não pára e o patrão não perdoa, deixam os carros para trás e seguem caminho a pé, perfurando por entre as réstias existentes entre carro. Hyaces, camiões, carros, motas, motoretas, homens, mulheres, carrinhas, alguidares, colorido por todo o lado, mais gente… andei mais meio metro!!

No soluço de 10 palavras começaram as filas a andar…tenho de iiiiiiiir!!


Sem comentários: