terça-feira, agosto 23, 2016

E se fossemos dar uma voltinha? Destino, Sarico, Praia de Santiago.

Enquanto os índios disfrutam do calor do hemisfério norte, nós, no hemisfério sul disfrutamos do cacimbo, das temperaturas amenas, céus cinzentos e águas frias a pedir apenas por longos passeios à beira mar e/ou de carro pelos spots menos frequentados em épocas de verão.
 
Sarico ou Praia de Santiago, é um desses locais para se ir no cacimbo, apesar de que no verão a luz é outra e a praia torna-se um deleite para fotógrafos mais ousados, pois sendo frequentada pela população local e pescadores, pode proporcionar fotografias fantásticas.
Encontramos uma praia deserta de pessoas e de sol, mas deu para passear um pouco à beira mar e disfrutar da paissagem que mais parece que entramos nos estúdios cinematográficos de ambiente de guerra. 
Ao longo de vários quilómetros  de praia existem "carcaças" de barcos e navios, que se fala que, durante a época da guerra  por ali chegavam e "encalhavam" na costa para descarregamento de munições de guerra.
O cenário é digno de visita, e se por um lado perguntamos porque ainda ali estão, por outro pensamos se os retirarem deixam de ser um museu vivo da história, em termos ambientais também deve ter as suas desvantagens para a qualidade da água e para a fauna marítima.
 




















Mais a norte e à saída da praia encontramos uma das novas centralidades habitacionais construídas pelo Estado a preços reduzidos. O impacto visual? fica ao critério de cada um opinar...


Continuando o passeio até ao Dande, disfrutamos uma vez mais da paisagem do rio Dande  da sua população, que vive fundamentalmente da pesca e da venda do peixe seco exposto à beira da estrada. Mais uns sorrisos, mais uns olhares, um almoço com vista para o mar e para o extenso palmeiral e um regresso a Luanda tranquilo, com um desvio pelo Cachito e uma paragem técnica na rulote da mána Paula, que muito simpática e atenciosa nos convidou a entrar e sentar mesmo no interior da rulote, daquelas rulotes de campismo familiar com bancos sofá à volta da mesa, cozinha e wc no interior, uma verdadeira "joia" por estas bandas, para bebermos uma cuca para a viagem. 
Done!









1 comentário:

mae de duas disse...

Apesar de me levares aí em pensamento, com a descrição das tuas viagens, tenho uma inveja de não estar convosco a apreciar ao vivo estas deliciosas paisagens diferentes