segunda-feira, outubro 31, 2016

Pão por Deus vs Halloween

As tradições variam de cultura para cultura, é certo, mas  algo em comum existe entre elas.
"Pão por Deus", em Portugal era uma tradição seguida em muitas zonas do país, as crianças vestiam-se com roupa "arranjada" e iam de porta em porta pedir bolinhos e pão, é também a época de fazer sobremesas de abóbora.
A anglo-saxónica "Halloween", as crianças vão pedir guloseimas em troca de travessuras, de porta em porta, vestindo-se de figuras do além... e onde as abóboras também são protagonistas.
Resumindo, e baralhando vai dar ao mesmo, as crianças mais pequenas adoram, pois mete doces e o confronto direto com tudo aquilo que lhes mete medo, de uma forma divertida! ou quase!
A globalização faz o tempero final, e é o que é, nos dias de hoje!

Por aqui no hemisfério sul, também se festeja em algumas creches e escolas.
Este ano não houve tempo para as bolachinhas horripilantes nem fatos improvisados como no ano passado, mas mesmo assim houve disfarces, dos comprados, de "rampiro" como dizem os índios, e guloseimas de "verdade" sugos e rebuçados, para trocar com os colegas da escola no caso do índio grande).





Fomos espreitar os nossos amiguinhos no hemisfério-norte e também eles não ficaram atrás!

A prima AJ cara de abobora, e a abobora pintada com as horas contadas para ir para a panela e transformar-se em papas de abobora, típicas da beira litoral:


As mãos de fada da mamã dos primos diabretes ZM e A:



As mãos de duende do papá do Feiticeiro e da Diabreta MM´s:





Divirtam-se mas lavem bem os dentes...
 

Sem comentários: